Pronatec: O que é? Como Funciona? Como Se Inscrever?

Quer estudar e não tem dinheiro? Saiba agora tudo sobre o Pronatec e veja como ele pode te ajudar a evoluir profissionalmente

No mundo atual, o mercado de trabalho no Brasil anda cada vez mais concorrido, dificilmente se consegue algum bom emprego sem a qualificação devida.

Mas ao mesmo tempo, sabemos também que é cada vez mais díficil ingressar em uma faculdade de qualidade, ainda mais sendo particular, devido aos altos preços praticados por essas instituições.

No artigo de hoje, vamos falar sobre um programa que pode ajudar bastante quem precisa estudar e não tem condições financeiras. Vamos explicar tudo sobre o famoso programa Pronatec:como se inscrever, quem pode fazer, como funciona e muito mais. Acompanhe conosco.

Pronatec – do que se trata?

Indo direto ao assunto, O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Cursos-profissionalizantes-do-Pronatec-01-size-620[1]

No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.

Quem põe participar do programa

Na prática, Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode passar pelo processo de inscrição! Basta ter como objetivo crescer profissionalmente e buscar qualificação. Membros de famílias participantes do Bolsa Família estão dentro.

Por exemplo, assim como todo estudante matriculado ou que já concluiu o Ensino Médio em escolas da rede pública, agricultores, indígenas e membros de comunidades quilombolas, portador de necessidades especiais, profissionais fora do mercado de trabalho e que querem voltar à ativa, além de pessoas inscritas no CadÚnico.

Pronatec nos Senais e Senacs

De agora em diante o Governo vai exigir que as unidades já existentes e as futuras unidades do Sistema S invistam parte do seu orçamento também em cursos técnicos gratuitos para alunos da Rede Pública de Ensino.

pronatec2016cursoseexpectativas021[1]

Com isso as escolas do Sistema S, vão propiciar que milhares de alunos vindos do Ensino Fundamental Público possam fazer um curso técnico de qualidade.

Entre as novas medidas do PRONATEC também está uma nova linha de financiamento de estudos. Serão 2 novos tipos de empréstimos:

  1. Um novo tipo de empréstimo nos mesmos moldes do FIES e que vai servir para que aluno possam fazer seu curso técnico em escolas particulares. 
  2. Um novo tipo de empréstimo para empresas que desejam investir em seus empregados e formar seus funcionários em cursos técnicos particulares.

Contando com as escolas e Cursos Técnicos já existentes, o PRONATEC contará com 600 unidades de ensino, o que vai garantir uma boa educação técnica para 600.000 estudantes.

Como fazer a inscrição do Pronatec?

Para se inscrever nos cursos do Pronatec 2016 o aluno deve estar regularmente matriculado ou ter concluído o ensino médio em escolas da rede publica.

As Inscrições para o Pronatec 2016 acontecem nas próprias instituições, por isso o aluno interessado deve procurar o local do curso ou ficar atento em portais da instituição na internet. O aluno deve ficar ligado para os requisitos específicos de cada instituição.

Conclusão

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado dessas informações e que consigam se inscrever com sucesso nos cursos do pronatec. Um outro programa educacional bem bacana é o educa mais brasil 2016 , breve faremos um artigo sobre ele.

Dúvidas e sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários! Até a próxima pessoal!

anadrol vs dianabol

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *